segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Tecnologias de Transmissão: Redes ATM
Tecnologias de Transmissão: FDDI
A expansão de redes de âmbito mais alargado, designadamente redes do tipo MAN (Metropolitan Area Network), são algumas das possiblidades do FDDI, tal como pode servir de base à interligação de redes locais, como nas redes de campus.
Tecnologias de Transmissão: Token-Ring
Este protocolo foi descontinuado por causa da Ethernet e é utilizado actualmente apenas em infra-estruturas antigas.
Tecnologias de transmissão: Ethernet
Redes tipo Árvore
Tipos de rede Mesh (Malha)
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Redes de Satélite
Redes de Radio
As redes locais sem fio (WLANs) constituem-se como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas, tanto em predios, como ao ar livre. Dependendo da tecnologia utilizada, rádio-frequência ou infravermelho, e do receptor, as rede WLANs podem atingir distâncias de até 18 metros.
Redes de Fibra Optica
Redes de Cobre
-são bastante afectados por ruidos
-provocarem perturbações electromagnéticas.
Transmissão wireless
Wireless é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrónicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio, como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço.
Seu uso mais comum é nas redes de computadores, onde a grande maioria dos utilizdores utiliza a mesma para navegar pela Internet no escritório, num bar, num aeroporto, num parque, em casa, etc. Uma rede de computadores sem fios são redes que utilizam ondas eletromagnéticas ao invés de cabos, tendo sua classificação baseada na área de abrangência delas: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Transmissão em série/paralelo
A necessidade de fornecer transferência de dados entre um computador e um terminal remoto levou ao desenvolvimento da comunicação serial.A necessidade de fornecer transferência de dados entre um computador e um terminal remoto levou ao desenvolvimento da comunicação serial.
Transmissão em Série - Em que os dados são transmitidos bit a bit, uns a seguir aos outros, em sequência (tal como acontece, entre a porta série de um computador e de um modem externo);
Transmissão em Paralelo - Em que são transmitidos vários bits ao mesmo tempo (por exemplo, 8 bits em simultâneo)
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
sistemas simplex, half-duplex e full duplex
Uma comunicação é dita simplex quando há um transmissor e um receptor, sendo que este papel não se inverte nunca no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidireccional.
Pode-se ter um transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.
Half Duplex
Uma comunicação é dita half duplex (também conhecida semi-duplex) quando temos um Transmissor e um Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente, a transmissão tem de sentido bidireccional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo X será transmissor e o outro Y será receptor, em outro instante os papéis podem ser invertidos. Por exemplo, o dispositivo X poderia transmitir dados que Y receberia, e, em seguida, o sentido da trasmissão seria invertido e Y transmitiria para X a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.
Full Duplex
Uma comunicação é chamada full duplex (ou simplesmente duplex) quando temos o Transmissor e o Receptor, podendo os dois transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (transmissão bidireccional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex tem a possibilidade de transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.